Campanhas Sociais


"Não espere que o mundo mude, antes muda em relação ao mundo,
tornando-se um ponto de referência para outras futuras transformações
que ocorrerão em favor da renovação da sociedade."
(Joanna de Ângelis / Divaldo P. Franco)


 








Programa Bem Estar => Dengue

Como funcionam os inceticidas e repelentes?
- Programa Bem Estar -


Árvore de origem asiática ajuda a combater o mosquito da dengue
Repelente Natural
- Jornal Hoje -


Agente Mirim contra a Dengue



Fontes:


















(Fontes diversas.)




 











Fontes:



"Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.”
(Boaventura de Souza Santos)


(http://aartedeensinareaprender.blogspot.com/2010/06/textos-para-leitura-compartilhada.html)


Lenda da origem das raças
Os nativos contam que existia um rio de leite e que todos os seres humanos eram negros.
Um primeiro grupo se acercou ao rio e se banhou nele. Ao sair, sua pele tinha perdido a cor original e se mostrava branca; daí saiu a raça branca. Ao retirar-se, as águas do rio tinham perdido sua cor original.      
Mais tarde, outro grupo se acercou e se banhou nele e saíram os orientais, da raça amarela, que ficaram dessa cor porque a água tinha ficado um pouco descolorada. Ao retirar-se, a água se encontrava já num tom bem diferente do branco original.
Chegou outro grupo e se banharam no rio de leite já bem mais escura e daí que surgiu a raça indígena; já com a pele mais escura porque não alcançaram a branquear-se totalmente, devido aos banhos dos outros grupos.
Depois desses grupos terem se banhado, ficou muito pouco leite branca e o último grupo somente alcançou a submergir a planta dos pés e as palmas das mãos e desse grupo saiu a raça negra.
(Fonte: http://www.sdr.com.br/professores/sdr/sdr006.htm)


(http://72.55.157.121/galhofa/3-enviados-desc.html)


 


Outras fontes:
http://educarparaaigualdadeetnicoracial.ning.com/
  
“Na balança divina, são iguais todos os homens;
só as virtudes os distinguem aos olhos de Deus.”
(Allan Kardec – ESC –cap. VIII, item 11.)


  


Os comerciais e as novelas definem modelos de comportamentos e reforçam a ideia de superioridade entre raças e classes sociais com imagens distorcidas da realidade onde se propagam.


A mídia cada vez mais estabelece padrões e cristaliza estereótipos lançando imagens de produtos e serviços às casas das pessoas sem que se percebam.


As campanhas publicitárias, em sua maioria, passam a mensagem de que quem usa determinado produto/serviço pertence a um grupo específico e automaticamente as demais são excluídas por não se enquadrarem às “normas sociais”.


As propagandas nos causam a sensação de uma necessidade que não temos. O poder da massificação é tão grande que produtos de qualidades duvidosas podem ser mais vendidos do que outros superiores, se os comerciais forem mais atraentes.

  
A força das imagens publicitárias a serviço do consumo com que comerciais estereotipados causam a sensação de desejo no inconsciente do telespectador.


A linguagem da publicidade, sedutora e convincente, ganha ainda mais força quando divulgadas na televisão, por estarem em movimento, mais do que no rádio, revista, jornal, outdoor, ...



Os jovens desde os primeiros anos da educação infantil são “alfabetizados” pelas imagens da tevê.



Este tipo de leitura, se não conduzida e orientada, "adestram" as crianças a lerem estas informações tornarem-se consumidores generalizados.


Necessita-se cada vez mais de uma educação que emancipe o educando.
Portanto, estimular o olhar com autonomia, é educar para além dos imperativos consumistas.



Um trabalho de conscientização é uma estratégia que vai de encontro ao apelo do consumo.






Cultura Visual







A Arte inspirada na publicidade



(FREITAS, C.B. Tecnologia da Comunicação - Ed. Art. 2008)


“Mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem,
e onde os ladrões não penetram nem roubam.”
(Jesus - Mateus, 6:20)





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