“Educar é...
... mais do que
ensinar a ver de
uma certa forma.
É desejar que
se veja de muitas
formas.”
(Luís Carlos de Menezes)
Reciclagem Já!
(Projeto desenvolvido no colégio Escalada–CEIF – Niterói/RJ - 2008)
“A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana.” (Mahatma Gandhi)
Este projeto pretende mostrar que a
Educação Ambiental é uma medida preventiva e ao alcance de todos, visto que a
escassez de recursos naturais e a não renovação destes é uma questão que assola
todo o mundo.
Vemos
que a escola, como instituição de ensino é capaz de “sensibilizar” e
“mobilizar” as pessoas com as quais mantém contato direto ou indireto e consequentemente
transformar a realidade na qual nos encontramos.
Refletindo
sobre todos os aspectos anteriormente citados, optou-se por desenvolver o
presente projeto interdisciplinar sobre a “reciclagem” e seus desdobramentos;
tais como o lixo, a coleta seletiva, a poluição e os alimentos alternativos,
dentre outros; a fim de contribuir na formação de cidadãos conscientes, aptos
para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um mundo contemporâneo
com a vida, com o bem-estar individual e coletivo.
=> Sugestões de
Recursos e Atividades:
Músicas:
- Reciclar é preciso (Márcio Araújo e Robson Bala)
- 100% Reciclado (Bacana)
- Novo tempo (Ivan Lins e Valrter Martins)
- O sal da terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
- Planeta água (Guilherme Arantes)
- Depende de nós (Ivan Lins e Valter Martins)
Leituras:
- O lixo
pode ser um tesouro (Roberto Alder)
- Um mundinho para todos (Ingrid B. Bellinghausen)
- A aventura de uma gota d’água (Samuel Murgel Branco)
- Turma do Utilixo (Nély A. Guernelli Nucci)
- Chico Papeleta (Nereide Schilaro Santa Rosa)
- Sucata Vira Brinquedo (Santa Marli Pires dos
Santos)
- Amigos do mar (Nely A. G. Nucci & Sérgio Ramos)
Cartaz:
(Cartaz de Paulo Salles - Artsita Plástico) |
Filme:
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera
com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma
gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs
sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se
mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida
consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que
arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu
trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno
robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
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(Filme Wall-E) |
Mosaico ecológico:
A técnica do mosaico
começou a ser utilizada pelos romanos, e mais tarde foi aperfeiçoada pelos
artistas bizantinos. A ideia - preencher uma figura com colagem -continua sendo
a mesma, hoje a inovação está nos materiais que podem ser utilizados.
Embalagens plásticas são descartadas todos os dias, um material barato e prático que para a confecção de mosaicos.
Embalagens plásticas são descartadas todos os dias, um material barato e prático que para a confecção de mosaicos.
(http://pontocomarte.blogspot.com/2010/04/mosaico-ecologico.html)
(Bandeja de caixote de alho) |
(Caixa em MDF) |
Xilagravura na bandeja de isopor (Isoporgravura):
A gravura
em isopor é usada como um recurso artístico e didático que reconstrói o
processo da xilogravura, gravura em relevo, feita em madeira. Ela apresenta
especificidades que favorecem o manuseio das crianças, por exemplo,
apresentando, de uma forma geral, menos rigidez que a madeira. O isopor, mais
poroso e macio, não exige as goivas ou estiletes usados para cortar a fibra da
madeira, mas pelo contrário: pode ser gravado com praticamente toda sorte de
objetos, desde lápis, uma ponta seca, a tampinhas, pregos etc.
(Matriz) |
(Trabalho realizado - 1° ano do Ensino Fundamental) |
Arte na lata:
Acróstico:
(Carla Freitas) |
Livro de pano:
Oficina de bijuteria:
(Cordão feito de rolinhos de folha de revista.) |
(Brincos feitos de fundo de lata de refrigerante.) |
Releitura da obra de Cildo Oliveira:
(Obra de Cildo Oliveira) |
(Obra de Cildo Oliveira) |
(Releitura com papel reciclado) |
(Releitura com papel reciclado) |
(Releitura com papel reciclado) |
Reciclagem de papel:
Como fazer o papel reciclado
1.
Pique o papel para um recipiente com água suficiente para cobrir o papel
(poderá separar o papel em diferentes recipientes consoante o tipo ou cor do papel).
Deixe-o a repousar por pelo menos 1 dia (o papel pode ficar de molho por
semanas, desde que em recipientes limpos).
Pode
ainda incorporar no papel reciclado que vai fazer: folhas secas, pequenas
lascas de madeira, cebola triturada, bocadinhos de corda, etc, para fazer
bonitos cartões decorativos. Para obter um papel reciclado colorido, deixe
também de molho papéis de cores fortes.
4.
Mergulhe a peneira pela lateral da bacia até ao fundo, subindo-a lentamente,
sem incliná-la, apanhando as partículas em suspensão e formando uma camada de
papel sobre a peneira. Se desejar papel
mais grosso, adicione papel batido à bacia, agite e peneire novamente.
5.
Coloque a peneira sobre um jornal, para secar a superfície inferior. Passe a
mão sob a peneira inclinada para escorrer água. Troque o jornal até este não
ficar mais molhado.
6. Ainda sobre o
jornal, cubra a peneira com um pano e aperte para secar a superfície superior da folha. Use
vários panos até que não molhem a mão no toque. Observe atentamente se não há
bolhas, buracos ou imperfeições no papel. Se houver, despreze essa folha e
repita o procedimento das etapas 4 e 5.
7. Vire a
peneira sobre o jornal seco e dê várias batidinhas no fundo. A folha deve
soltar-se. (Se o papel estiver muito úmido, a folha não cai). Nesta fase,
poderá adicionar folhas e flores secas, para decorar o papel.
9.
As sobras de papel picado ou batido podem ser peneiradas, espremidas e encaminhadas
para reciclagem seletiva e a água que sobre na bacia pode ser despejada no vaso
ou jardim.
Oficina de sucata:
(Castelo de caixas de leite) |
Composição coletiva com massa corrida:
Pesquisa e Passeata:
Raiz'Arte:
do Oiapoque ao Chuí fazendo Arte
do Oiapoque ao Chuí fazendo Arte
(Projeto desenvolvido no colégio Escalada–CEIF – Niterói/RJ - 2009)
Mas o melhor do mundo são as crianças.”
(Fernando Pessoa)
Entendendo que no mundo
contemporâneo existe uma enorme quantidade de informações que chegam até à
criança, acredita-se que o papel da escola é auxiliá-la a transformar essas
informações em
conhecimento. Para tal, adotou-se a metodologia de projetos
para que haja uma formação mais concisa e contextualizada.
O
projeto “Raiz'Arte: Do Oiapoque ao Chuí fazendo Arte” resgatou em nossa cultura um mundo de encanto e conhecimento, buscando
não enfatizar a ansiedade, competitividade e consumismo, tão presentes em nossa
sociedade.
Através da “arte popular” e “acadêmica”, foi
possível instigar o “olhar sensível”. Olhar este que é curioso, crítico,
reflexivo, que descobre, percebe, esmiúça, desvenda... busca o que está além da
rotina, do egoísmo, da aparência, do senso comum.
“O olhar é o convite para ver juntos, ajustados, sintonizados,
sincronizados.
Olhar o olhar é perceber a diferença, é desconfiar para processar
e discernir o que guardar.
É necessário sentir o vácuo do olhar, a pausa, o silêncio e a
explosão.”
(Francisco
Gregório Filho)
Carnaval: Cidade do Samba
(http://cidadedosambarj.globo.com/)
Carnaval: Oficina de Manulengos
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB):
Exposição Brasil Brasileiro: Nossa Terra, Nossa Gente
Dia das Mães: Jantar, música ao vivo, caricatura "expressa" e exposição
(Jantar) |
(Jantar) |
(Jantar) |
(Música ao vivo - violino) |
(Caricaturista e artista plástico Paulo Sales) |
(Maternal da Educação Infantil) |
(1°período da Educação Infantil) |
(2° período da Educação Infantil) |
(3° período da Educação Infantil) |
(1° ano do Ensino Fundamental) |
Folclore: A lenda do Boi Caprichoso por Carla Kalindrah
Teatro: Peça "Gato pra Cachorro" de Wagner Duarte (Projeto "Teatraliterando")
Dia das Crianças: Circo de Bolso
Pintando Histórias: Projeto de leitura, escrita e expressão plástica
(1° ano do Ensino Fundamental) |
Feira Literária:
(3° período da Educação Infantil) (Homenagem à artista plástica Lygia Clark - Releitura da obra "Bichos") |
(1° ano do Ensino Fundamental - Livro de pano) (Homenagem ao artista plástico Leonilson - Releitura da obra "El Puerto") |
Leitura:

A
Infância de Tarsila do Amaral
Carla CarusoEd. Callis
Alfredo Volpi
Coleção Mestres das Artes no Brasil
Nereide Schilaro Santa Rosa
Ed. Moderna
Anita Malfatti
Coleção Mestres das Artes no Brasil

Ed. Moderna
Arte
Brasileira – Arte Indígena: Do Pré-colombiano à Contemporaneidade
Percival TirapeliEd. Companhia Nacional
Arte
Brasileira – Arte Popular
Percival Tirapeli
Cidades
e Florestas: Os artistas viajantes entre os séculos XVII e XIX
Coleção História da
Arte Brasileira para CriançasNereide Schilaro Santa Rosa
Ed. Pinakotheke
Cores e Formas: A segunda metade do século XX
Coleção História da Arte Brasileira para Crianças
Nereide Schilaro Santa Rosa

Frans Krajcberg: A obra que não queremos ver
Renata Sant`Anna & Valquíria Prates
Ed. Paulinas
Leonilson: Gigante com Flores

Ed. Paulinas
Limeriques
para pinturas
Elias JoséImagens de Gustavo Rosa
Ed. Novovha America
Luzes
e Sombras: Século XIX

Nereide Schilaro Santa Rosa
Ed. Pinakotheke
Lygia
Clark: Linhas Vivas
Renata Sant`Anna &
Valquíria PratesEd. Paulinas
Paisagens
Brasileiras
Fátima MiguezEd. DCL

Relevos
e Curvas: O Barroco no Brasil: Séculos XVII a XIX
Coleção História da
Arte Brasileira para CriançasNereide Schilaro Santa Rosa
Ed. Pinakotheke
Sonhos
e Realidade: A primeira metade do século XX
Coleção História da
Arte Brasileira para CriançasNereide Schilaro Santa Rosa
Ed. Pinakotheke
Educar em três tempos:
Ontem, Hoje e Amanhã
(Projeto desenvolvido no colégio Escalada–CEIF – Niterói/RJ - 2010)
“Tu te tornas eternamente
responsável por aquilo que cativas.”
(Saint-Exupéry)
Eu educo hoje com os valores que recebi ontem. Para as pessoas que são o amanhã. Os valores de ontem, os conheço. Os de hoje, percebo alguns. Os de amanhã, não sei.
Se só uso os de hoje, não educo: complico.
Se só uso os de ontem, não educo: condiciono.
Se uso os de amanhã, não educo: faço experiências às custas das crianças.
Se uso os três, sofro, mas educo.
Por isso, educar é perder sempre sem perder-se.
Eu educo hoje com os valores que recebi ontem. Para as pessoas que são o amanhã. Os valores de ontem, os conheço. Os de hoje, percebo alguns. Os de amanhã, não sei.
Se só uso os de hoje, não educo: complico.
Se só uso os de ontem, não educo: condiciono.
Se uso os de amanhã, não educo: faço experiências às custas das crianças.
Se uso os três, sofro, mas educo.
Por isso, educar é perder sempre sem perder-se.
Educa quem for capaz de fundir ontens, hojes e amanhãs,transformando-os num presente onde o amor e o livre arbítrio sejam as bases.
Educa quem educará
porque é capaz de dotar os seres dos elementos de interpretação dos vários
“presentes" que surgirão repletos de seus “passados” em seus “futuros”.
(Arthur da Távola)
Páscoa: Oficinas e doação de leite
Condomínio para idosos - Lar da Terceira Idade (Niterói)
CCBB: Exposição Langsdorff
Fazendinha: Estação Natureza (Vargem Grande/RJ)
Dia das Crianças: Oficinas, teatro "Saltimbancos",...
(Oficina de quebra-cabeça de palito de picolé.) |
(Oficina de dobraduras.) |
(Oficina de massinha de modelar.) |
(Hora do almoço!) |
(Brincadeira de "cabaninha".) |
(Apresentação teatral "Saltimbancos".) |
Feira do livro:
Festa a Fantasia:Heróis "antigos"
Formatura: Anos 80
A Moral da História:
Vivenciando valores através da Literatura Infantil
Vivenciando valores através da Literatura Infantil
(Projeto desenvolvido no colégio Escalada–CEIF – Niterói/RJ - 2011)
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