Saúde e bem-estar: Seus hábitos... suas escolhas... sua vida...

“A sementeira é livre, mas a colheita é obrigatória.”




Nossa Água... Nossa Vida!
Cuide bem dela e de você também!




 




Fontes:
http://ciencianarede.wordpress.com/2012/01/15/integre-se-beneficios-da-agua/














  

Cientistas reforçam alerta contra fumaça do cigarro
- Jornal Nacinal -


Fontes:
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/2010/05/dia-mundial-de-combate-ao-fumo.html



Caminhe para uma vida mais saudável!












Caminhada: Comece já!



Fontes:



Refrigerante: Evite-o!

 

















Fontes:



O poder das Fibras


















Fibras alimentares ajudam a emagrecer!



Linhaça combate o efeito sanfona
- Globo Repórter -



Fontes:




Alimentos integrais










Experimente!

Arroz integral com cenoura

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz integral
- 3 ½ xícaras (chá) de água
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola média picada
- 1 tomate picado
- sal e pimenta a gosto
- ½ xícara (chá) de cenoura cozida e picada
- salsa e cebolinha picada

Modo de Preparo:
- Coloque numa panela a água, o arroz, o alho, a cebola, o tomate, o sal e a pimenta.
- Leve para cozinhar em fogo lento até amaciar o arroz.
- Retire o arroz, coloque-o num refratário e misture a cenoura picada, a salsinha e a cebolinha.
 



Fiquem atentos aos sintomas…!
(Consulte o médico regularmente e não tome medicamento sem prescrição!)


1. Dificuldade em perder peso
- O que está faltando: Ácidos graxos essenciais e vitaminas.
- Onde obter: semente de linhaça, cenoura e salmão – além de suplementos específicos.


2. Retenção de líquidos
- O que está faltando: Na verdade há um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
- Onde obter: Água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.


3. Compulsão para doces
- O que está faltando: Cromo.
- Onde obter: Cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura e suplementos.


4. Cãibra, dor de cabeça
- O que está faltando: potássio e magnésio.
- Onde obter: Banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.


5. Desconforto intestinal, gases, inchaço abdominal
- O que está faltando: Lactobacilos vivos.
- Onde obter: Coalhada, iogurte e similares.


6. Falta de memória
- O que está faltando: Acetil colina, inositol.
- Onde obter: Lecitina de soja, gema de ovo, suplementos.


7. Hipotireoidismo (Provoca ganho de peso sem causa aparente.)
- O que está faltando: Iodo.
- Onde obter: Algas marinhas.



8. Cabelos quebradiços e unhas fracas
- O que está faltando: Colágeno.
- Onde obter: Peixes, ovos, carnes magras, gelatina, suplementos.


9. Fraqueza, indisposição, mau humor
- O que está faltando: Vitaminas A, C, e E, além de ferro.
- Onde obter: Verduras, frutas, carnes magras e suplementos.



10. Colesterol e triglicerídeos altos
- O que está faltando: Ômega 3 e 6.
- Onde obter: Sardinha, salmão, abacate, azeite.

(Fonte: Conteúdo sem autoria recebido por e-mail.)

 


Você já comeu uma banana hoje?

Nunca coloque sua banana na geladeira!


A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.


Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.



Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.



Depressão: A banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.

TPM: A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.

Anemia: Contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia. 



Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta.

Cérebro: O elevado teor de potássio na banana pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas e aumentando a capacidade mental.

Constipação: Com elevado teor de fibra, ajudar a normalizar as funções intestinais sem recorrer a laxantes.



Ressaca: Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.

Azia: Elas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

Enjôo matinal: Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.



 Picadas de mosquito: Antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.

Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio.



Excesso de peso: Para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que entra a nossa querida banana.

Controle de temperatura: Muitas culturas veem a banana como fruta refrescante, que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas.


Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Verrugas: Os interessados ​​em alternativas naturais afirmam que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!


Úlceras: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Enfarto: Comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%!


Assim, a banana é um remédio natural para muitos males!
Comparada com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde.
(Conteúdo recebido por e-mail.)
Veja mais!







Nutricionista lista os dez piores alimentos para o corpo humano.



10º lugar: Sorvete
Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista Michelle Schoffro Cook adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.


9º lugar: Salgadinho de milho
De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.


8º lugar: Pizza
A nutricionista Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.


7º lugar: Batatas fritas
Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo.


6° lugar: Salgadinhos de batata
Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.


5º lugar: Bacon
Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.


4º lugar: Cachorro-quente
Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.


3º lugar: Donuts (rosquinhas)
Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.
 

2º lugar: Refrigerante
Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. “Somente isso já deveria fazer repensar o consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet
“É a minha escolha para o pior alimento de todos os> tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de> aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. “Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.
 (Conteúdo recebido por e-mail.)


Peso ideal!
Fique de olho no seu IMC!
(Não dispense acompanhamento médico!)

O Índice de Massa Corporal (IMC) é usado para medir o grau de magreza ou obesidade de uma pessoa.
Não se pode esquecer que cada indivíduo tem sua particularidade e que a saúde vem em primeiro plano!
É preciso salientar também que o Índice de Massa Corporal (IMC) é apenas um indicador. Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima ou abaixo do peso. Por exemplo: Pessoas musculosas poderão apresentar um Índice de Massa Corporal alto e mesmo assim não serem consideradas gordas. Também não se aplica o teste para crianças.
O Índice de Massa Corporal (IMC), apesar de conter alguns pontos fracos, é um método fácil no qual qualquer um pode obter uma indicação, com um bom grau de acuidade, se está abaixo do peso normal, acima do peso ideal, ou obeso. Porém, segundo os especialistas, o método mais preciso é a medição do percentual de gordura corporal.

(Calculadora IMC na lateral.)






 


Calculando o IMC
- Programa Bem Estar -


Emagreça com Saúde
- Globo Reporter -


7 pecados de uma dieta


Frutas que ajudam no emagrecimento saudável
- Jonal Hoje -


 Fontes:





Coma menos sal e viva melhor!
























Os perígos do excesso de sal no organismo


Perigos do sal
- Programa Bem Estar -
 


De onde vem o sal?


Fontes:




Fale de seus sentimentos, tome decisão, se alimente corretamente...
(Dr. Dráuzio Varela)



Se não quiser adoecer – “Tome decisão”. 

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer – “Busque soluções”.
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”.

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho, etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer – “Aceite-se”.

A rejeição de si próprio, a ausência de autoestima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom censo e terapia.

Se não quiser adoecer – “Confie”.
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste”.

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”.

Alegria é saúde e terapia.




15 alimentos que limpam o organismo e ajudam a emagrecer



Na busca pela perda de peso, alimentos funcionais tornam-se grandes aliados. Basta saber escolher bem o que deve compor ou não o seu cardápio. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, há uma variedade deles indicados para limpar o organismo, manter a saúde em dia e garantir a boa forma. Se você está em dúvida sobre quais escolher, anote uma lista de 15 alimentos que prometem nutrir e ao mesmo tempo saciar sem excessos!


Cereais e folhas frescas: São indicados na recuperação do organismo e das medidas da cintura depois de um dia de exageros à mesa. Eles aumentam a sensação de saciedade durante a refeição e previnem problemas intestinais como a prisão de ventre, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e diminuem das taxas de colesterol.


Cenoura: É rica em vitaminas que estimulam o metabolismo. Ainda contém dois minerais: silício e potássio que atuam juntos eliminando o excesso de líquido no organismo. É um dos melhores antioxidantes, estimula a eliminação de resíduos, combate gases, previne infecções do trato urinário e estimula a atividade dos rins.



Levedo de cerveja: Rico em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, cobre, cromo, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco, que diminuem a absorção do açúcar. Também facilita a recuperação do fígado, quando há exagero à mesa.





Farelo de aveia: Rico em betaglucanas (substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura), contém fibras que melhora o trânsito intestinal, além de prolongar a sensação de saciedade. 


Camomila e melissa: Contêm substâncias com efeito relaxante como o flavonóide apigenina (camomila) e óleos essenciais (melissa) que aliviam o estresse


Melancia: Repleta de fibras e água, a fruta desincha e limpa o organismo. Para garantir um efeito diurético mais eficiente é possível bater a fruta com as sementes e coar o suco.



 

Kiwi: Rico em clorofila, a fruta garante a limpeza do organismo. Os minerais que carrega como o cálcio, o magnésio e o potássio diminuem o inchaço.



Mel: Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. Também ajuda a diminuir a vontade por doces, dando uma mãozinha para manter a dieta em dia.




Abacaxi: A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína como as carnes. Suas fibras solúveis controlam os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial e anemias. Para quem quer perder peso, o abacaxi é importante, pois atua eliminando a retenção de líquidos.



Alface: Rico em clorofila e flavonóides, a alface contribui para diminuir o excesso de líquido ajudando a desinchar.


Chá verde: Contém catequina (um fitonutriente com forte ação antioxidante). Ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura, além de diminuir os níveis de colesterol.
  


Arroz integral: Contêm fitoquímicos que reduzem a absorção da gordura pelo organismo e também é rico em fibras, que limpam o intestino.



Chia: As fibras presentes na semente são solúveis e em contato com a água viram um gel que 'incha' o estômago e retarda a fome. As sementes absorvem 12 vezes do seu peso em água hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino.
  


Cavalinha e hibisco: Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante. A cavalinha repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo.
  
Couve: Tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.



http://www.itribuna.com.br/variedades/dicas-para-perder-peso-com-saude-7961/


Nenhum comentário:

Postar um comentário